segunda-feira, setembro 17, 2007

Ayu Utami


Ayu Utami
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ayu Utami (nasceu em 21 de Novembro de 1968 em Bogor, Indonésia) é uma jornalista e escritora indonésia. Publicou romances, contos e artigos. Uma das suas obras-primas é Saman (1998).


Índice[esconder]
1 Biografia
2 Obras
3 Prémios e Homenagens
4 Percurso académico
5 Ligações externas


Biografia
Cresceu em Jacarta, e formou-se em Literatura Russa na Universitas Indonesia. Em 1990 foi selecionada como finalista no Wajah Femina, um concurso de beleza na Indonésia. Porém não seguiu uma carreira de modelo por não gostar de cosméticos e maquilhagem.
Foi jornalista em várias revistas indonésias, incluindo Humor, Matra, Forum Keadilan, e D&R. Pouco depois de Suharto ter proibido a publicação de três revistas (Tempo, Editor, e Detik) durante o regime da Orde Baru, Ayu passou a trabalhar com a Aliansi Jurnalis Independen (Aliança Independente de Jornalistas) nos protestos contra a proibição. Actualmente Ayu trabalha como escritora no jornal cultural Kalam e no teatro Utan Kayu.
O seu primeiro romance, Saman, ganhou um concurso literário do Conselho das Artes de Jacarta em 1998 e depois o Prince Claus Award. O romance foi aclamado pela crítica e pelo público e teve mais de duas dezenas de novas tiragens em pouco tempo, nos primeiros três anos vendeu 55.000 cópias. Uma das razões foi ter tocado em temas até aí tabu na sociedade indonésia, como a sexualidade vista pelo olhar feminino, a tortura e os esquadrões da morte. No início de 2002, foi lançada a sequela de Saman, com o título Larung. Ayu Utami faz parte de uma geração nova na literatura indonésia, junto com autores como Afrizal Malna, Nirwan Dewanto, Danarto, Y.B. Mangunwijaya, Toeti Heraty e Seno Gumira Ajidarma.

Obras
Saman, KPG, Jakarta, 1998
Larung, 2002
"Si Parasit Lajang" (uma colectânea de ensaios), GagasMedia, Jakarta, 2003

Prémios e Homenagens
Melhor romance, Dewan Kesenian Jakarta (Conselho das Artes de Jacarta), 1998
Prémio Prince Claus 2000

Percurso académico
Escola Primária Regina Pacis, Bogor (1981)
Escola Pré-Secundária Tarakanita 1, Jacarta (1984)
Escola Secundária Tarakanita 1, Jacarta (1987)
Departamento de Literatura Russa, Faculdade de Letras da Universidade da Indonésia (1994)
Advanced Journalism, Thomson Foundation, Cardiff, Reino Unido (1995)
Asian Leadership Fellow Program, Tóquio, Japão (1999)

Ligações externas
Apa dan Siapa PDAT - em indonésio
Biography in Potret in Intisari Magazine 1998 - em indonésio
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayu_Utami"

Sem comentários: